O presidente dos EUA, Donald Trump, parabenizou nesta segunda-feira (22) Abelardo de la Espriella, candidato da direita apontado como vencedor das eleições presidenciais da Colômbia na apuração preliminar.

Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que foi uma grande honra apoiar o candidato, e disse que espera “trabalhar em conjunto para construir uma relação sólida entre a Colômbia e os EUA”.

Recomendamos para você

No domingo (21), após a divulgação dos resultados preliminares, Espriella havia afirmado que já havia sido parabenizado por líderes internacionais, incluindo o presidente dos Estados Unidos.

De La Espriella obteve 49,66% dos votos, enquanto Cepeda ficou atrás por cerca de 250 mil votos, com 48,70%, segundo a contagem da autoridade eleitoral colombiana, baseada em pouco menos de 100% das urnas apuradas no segundo turno.

Na noite da eleição, Cepeda disse a seus apoiadores que aguardaria uma verificação final, voto por voto, da contagem inicial.

Pela legislação colombiana, é obrigatória uma apuração final validada por tabeliães e juízes. Esse processo estava praticamente concluído no fim da noite de domingo (21). Ainda não estava claro se o resultado final coincidia com a contagem preliminar.

Apoio de Trump

No início do mês, Trump havia declarado seu apoio ao candidato de direita, afirmando que “os resultados desta eleição são muito importantes para o futuro da Colômbia e para sua relação com os Estados Unidos”.

O presidente dos EUA também chamou De La Espriella de “líder inteligente, forte e determinado”.

Quem é Abelardo de la Espriella

Abelardo de la Espriella tem 47 anos e se apresenta como um empresário de sucesso, amante do que chama de alta cultura e bom gosto.

Ele estruturou seu discurso para conquistar o eleitorado conservador e enfurecer o governo atual. Já moveu processos contra jornalistas, foi acusado de sexismo e afirma ser o maior inimigo do comunismo.

Ele entrou na campanha com propostas populistas. Lançou sua campanha presidencial prometendo interromper a continuidade do projeto político do presidente Gustavo Petro.

Com seu movimento Defensores da Pátria, seu ímpeto político começou no final de 2025 com o lançamento de sua candidatura, quando as pesquisas começaram a posicioná-lo como a principal voz do voto anti-Petro no país.

Ao longo da campanha, De la Espriella se declarou aberto a receber apoio de todos os setores políticos, exceto daqueles alinhados a Petro, e as pesquisas o mostram consistentemente como o favorito, apesar de não ser filiado a nenhum partido político.

O advogado afirma ter sido inspirado “pelo alarme gerado pela fraude eleitoral na Venezuela em 29 de julho de 2014” e busca evitar “o risco de um governo que ameace nossas liberdades fundamentais ou tente se perpetuar no poder”.

De la Espriella, que se autodenomina o “Tigre”, expressou simpatia por alguns líderes de direita na região – incluindo Donald Trump – e a mídia o comparou a Nayib Bukele.

Ele elogiou o sistema prisional do presidente salvadorenho e afirmou que seu governo promoveria a construção de megaprisões de alta segurança.

Ele nunca ocupou um cargo público nem administrou contratos estatais: apresenta essa falta de vínculos com o establishment como prova de que é “o verdadeiro outsider” na disputa.

Além disso, alega não ter grandes financiadores e afirma ser um empreendedor “que construiu seu próprio sucesso” e, portanto, não ter obrigações com a elite.

Ele se apresenta como alguém que admira o legado de Álvaro Uribe e propõe – assim como o ex-presidente colombiano – uma política de “tolerância zero” contra a corrupção. Agora, busca ser o rosto da nova direita na Colômbia, liderar o chamado pós-Uribe.

(Com informações de Ana Beatriz Dias, da CNN Brasil, da CNN Espanhol e da Reuters)



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-parabeniza-de-la-espriella-apos-resultado-preliminar-na-colombia/