Tráfego marítimo aumenta constantemente no Estreito de Ormuz, aponta site
Fluxo cresceu com avanço das negociações entre EUA e Irã e expectativa de exportação de petróleo sancionado
Pelo menos 24 embarcações comerciais transitaram pelo Estreito de Ormuz em um período de 24 horas, segundo dados da MarineTraffic analisados ??pela CNN na segunda-feira (22).
Entre as embarcações, havia oito navios-tanque e dois navios de carga saindo do Golfo Pérsico, além de oito navios-tanque e seis navios de carga entrando na região.
Esses números indicam um aumento claro em relação às taxas reduzidas de tráfego observadas durante grande parte do conflito envolvendo o Irã, iniciado no final de fevereiro.
Recomendamos para você
Irã diz que número limitado de navios passará diariamente por Ormuz
Embarcações no Estreito de Ormuz , vistas de Musandam, Omã, 15 de junho de 2026 REUTERS/S...
Publicado em 2026-06-23 08:40:56
Estreito de Ormuz registra o tráfego mais intenso desde o início da guerra
Navios no Estreito de Ormuz em 18 de junho de 2026. Reuters/Stringer Pelo menos 35 navios co...
Publicado em 2026-06-23 07:10:03
Baixada e Zona Norte concentram mais de 50% dos roubos de veículo no RJ em 2025, aponta ISP
Municípios da Baixada Fluminense e bairros da Zona Norte do Rio se destacam nas estatístic...
Publicado em 2026-06-23 05:48:26Antes da guerra, uma média de cerca de 110 embarcações atravessava o estreito diariamente.
Nos meses seguintes, o estreito registrou intensa prática de *spoofing* de GPS — uma forma de interferência nos sistemas de navegação que faz com que as posições transmitidas pelas embarcações apareçam em locais incorretos.
Essa prática diminuiu visivelmente nos últimos dias.
Tráfego em Ormuz
Dois superpetroleiros que estavam retidos passaram pelo Estreito de Ormuz nesta terça-feira, enquanto sete navios-tanque vazios de gás natural liquefeito (GNL) ligados ao Catar entraram na região nas últimas semanas — um sinal inicial de que o transporte de gás do Golfo pode estar sendo retomado, segundo dados de rastreamento de navios.
Navios-tanque ligados ao Irã também continuaram a transitar pela via navegável estratégica; o tráfego aumentou na segunda-feira (22) à medida que as negociações entre EUA e Irã avançavam.
O fluxo havia diminuído antes das conversas, em meio a ameaças do presidente americano, Donald Trump, de reiniciar a guerra e ao anúncio de Teerã de que havia fechado novamente o estreito.
A primeira rodada de negociações, iniciada no domingo (21), terminou um dia depois com as duas partes concordando com um roteiro para um acordo permanente em até 60 dias.
Os EUA também anunciaram uma isenção de sanções válida até 21 de agosto, aliviando preocupações sobre o abastecimento global de petróleo e GNL e pressionando os preços para baixo.
Analistas afirmam que mais cargas de petróleo bruto retidas no Golfo desde o início da guerra devem sair da região agora, ao mesmo tempo em que um número crescente de navios-tanque sujeitos a sanções tem navegado pelo estreito para carregar e exportar petróleo iraniano após a isenção concedida pelos EUA.
*Com informações da agência de notícias Reuters