A emergência sanitária na Venezuela, causada pelos terremotos de quarta-feira (24), está atingindo um sistema de saúde que já vinha enfrentando uma longa crise devido a anos de deterioração e falta de investimentos.

Apesar das mudanças de governo e da ajuda enviada pelos Estados Unidos, não houve muitas alterações, situação que está sendo posta à prova mais uma vez com outro desastre natural.

As primeiras imagens mostram hospitais sobrecarregados, com enfermarias improvisadas em corredores e até mesmo na rua devido ao grande número de feridos.

Recomendamos para você

“O sistema vem sofrendo uma deterioração significativa há muitos anos. Em termos gerais, as condições são preocupantes”, disse à CNN o especialista em políticas de saúde pública Marino González, integrante da Academia Nacional de Medicina da Venezuela.

O Ministério da Saúde informou que ativou a rede de oito hospitais públicos na Grande Caracas (que abrange a maior parte das áreas afetadas), e outras 12 clínicas privadas se juntaram ao esforço para triagem, estabilização e hospitalização após os terremotos.

“O fator crítico é a gestão de recursos. Já existe coordenação entre recursos públicos e privados, o que é uma boa notícia”, disse González.

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que pelo menos 188 mortes foram confirmadas e mais de mil ficaram feridas.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/terremotos-ameacam-sistema-de-saude-da-venezuela-e-sobrecarregam-hospitais/