Tarifaço: Governo articula reunião com EUA na próxima semana

Ministro ainda disse que governo deve apresentar um documento oficial a Washington até 1º de julho para negociar nova proposta de taxação de 25%

Beatriz Oliveira, , em São Paulo

Márcio Elias Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, afirmou estar organizando, junto ao USTR (Representante de Comércio dos Estados Unidos), Jamieson Greer, uma reunião entre os dois países na próxima semana.

O encontro visa dar continuidade às tratativas sobre as possíveis novas taxas de 25% sobre produtos brasileiros.

"Hoje fizemos um diálogo técnico para organizar a reunião da próxima semana. É preciso conciliar as agendas, e isso tem acontecido", relatou.

Recomendamos para você

Rosa ressaltou que as tratativas entre os dois países continuam em andamento e citou que o próprio governo dos EUA reconheceu a existência dessas conversas.

O ministro ainda disse que o governo federal vai apresentar até 1º de julho aos Estados Unidos um documento oficial para negociar nova proposta de taxação de 25% contra o Brasil.

Ao ser questionado sobre a representatividade do governo brasileiro na audiência pública que será realizada no dia 6 de julho, Rosa afirmou que não é papel das autoridades participar diretamente da sessão e que as negociações seguem por canais diplomáticos entre os dois governos.

“Tenho falado diretamente com o embaixador Greer, que é quem acompanha esse processo. A equipe dele, que vai presidir essa audiência pública, fará uma oitiva de todos os interessados. Não são cinco minutos em uma audiência pública que serão capazes de viabilizar um acordo”, afirmou o ministro.

Segundo o ministro, o diálogo ocorre diretamente com o representante norte-americano responsável pelo processo.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/tarifaco-governo-articula-reuniao-com-eua-na-proxima-semana/