O ex-governador de Mato Grosso do Sul Marcelo Miranda morreu aos 87 anos nesta terça-feira (23). Ele foi o segundo governador da história do estado.
A morte foi confirmada pela família do ex-governador. As causas não foram divulgadas até o momento.
Marcelo Miranda Soares nasceu em 1º de dezembro de 1938, em Uberaba. Formou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Uberaba e também realizou especialização em Administração Municipal. Além da atuação como engenheiro, destacou-se como pecuarista e administrador público.
Recomendamos para você
Vídeo: idoso morre atropelado ao atravessar em frente a carreta no trânsito em Itaperuna
Vídeo: idoso morre atropelado ao atravessar em frente a carreta no trânsito em Itaperuna I...
Publicado em 2026-06-23 14:59:38
Documentário “Michael Jackson – A História” estreia no Globoplay
A produção chegou ao catálogo da plataforma de streaming nessa terça-feira (23)...
Publicado em 2026-06-23 14:36:54
Psica 2026 anuncia Gaby Amarantos, Marcelo D2, Criolo e encontro histórico entre Pinduca e Eliana Pittman em Belém
Gaby Amarantos é convidada do g1 ouviu, podcast e videocast do g1 Kaique Mattos/g1 O Festiv...
Publicado em 2026-06-23 13:57:00Marcelo Miranda foi 2º governador de MS
A trajetória de Marcelo Miranda em Mato Grosso do Sul começou ainda antes da criação do estado. Como engenheiro, participou de importantes obras de infraestrutura, entre elas a construção da barragem de Jupiá, localizada entre Três Lagoas e Castilho.
Posteriormente, atuou no Departamento de Estradas de Rodagem, contribuindo para a implantação de um amplo programa que resultou na abertura de cerca de 4.500 quilômetros de estradas vicinais, fundamentais para o desenvolvimento regional.
Na vida pública, Marcelo Miranda exerceu cargos de destaque. Foi prefeito de Campo Grande entre 1977 e 1978. Com a criação de Mato Grosso do Sul, tornou-se governador do estado entre 1979 e 1980, sendo um dos responsáveis pela estruturação administrativa da nova unidade federativa.
Durante a gestão, promoveu a implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica de aproximadamente 400 quilômetros entre Campo Grande e Corumbá, incentivou a criação de 15 municípios em curto espaço de tempo e investiu na pavimentação de rodovias estratégicas, muitas das quais posteriormente foram federalizadas.
Entre 1983 e 1987, representou Mato Grosso do Sul no Senado Federal como senador da República. Ao longo da carreira, também ocupou o cargo de superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).