O ex-governador de Mato Grosso do Sul Marcelo Miranda morreu aos 87 anos nesta terça-feira (23). Ele foi o segundo governador da história do estado.

A morte foi confirmada pela família do ex-governador. As causas não foram divulgadas até o momento.

Marcelo Miranda foi 2º governador de MS

A trajetória de Marcelo Miranda em Mato Grosso do Sul começou ainda antes da criação do estado. Como engenheiro, participou de importantes obras de infraestrutura, entre elas a construção da barragem de Jupiá, localizada entre Três Lagoas e Castilho.

Posteriormente, atuou no Departamento de Estradas de Rodagem, contribuindo para a implantação de um amplo programa que resultou na abertura de cerca de 4.500 quilômetros de estradas vicinais, fundamentais para o desenvolvimento regional.

Na vida pública, Marcelo Miranda exerceu cargos de destaque. Foi prefeito de Campo Grande entre 1977 e 1978. Com a criação de Mato Grosso do Sul, tornou-se governador do estado entre 1979 e 1980, sendo um dos responsáveis pela estruturação administrativa da nova unidade federativa.

Durante a gestão, promoveu a implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica de aproximadamente 400 quilômetros entre Campo Grande e Corumbá, incentivou a criação de 15 municípios em curto espaço de tempo e investiu na pavimentação de rodovias estratégicas, muitas das quais posteriormente foram federalizadas.

Entre 1983 e 1987, representou Mato Grosso do Sul no Senado Federal como senador da República. Ao longo da carreira, também ocupou o cargo de superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).



Fonte: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2026/06/23/morre-marcelo-miranda-2o-governador-da-historia-de-ms.ghtml