Fiesp critica governo sobre benefício para importação de veículos elétricos

Gecex estabeleceu cota para importação de carros elétricos com alíquota zero

Beatriz Oliveira, , em São Paulo

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) criticou a decisão do Gecex (Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) de criar novas cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados CKD e SKD (desmontados e semidesmontados), medida aprovada nesta terça-feira (23).

O órgão manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos.

A partir de julho deste ano, a alíquota para veículos eletrificados montados e SKD passará a 35%, enquanto a tarifa para veículos CKD subirá dos atuais 14% para 35% em janeiro de 2027.

Recomendamos para você

Porém, também foram propostas cotas adicionais de importação com alíquota zero para os eletrificados por um prazo de seis meses a partir de julho do ano que vem. Elas serão de US$ 463 milhões - mesmo patamar que vigorou até janeiro deste ano, segundo o Gecex .

Em nota, a Fiesp afirmou receber a decisão com preocupação e argumentou que a medida prejudica a indústria instalada no Brasil.

A entidade sustenta que a criação das novas cotas contraria decisões anteriores do próprio Gecex, que haviam encerrado esse mecanismo.

Para a federação, a mudança compromete a segurança jurídica e a previsibilidade regulatória para empresas que realizaram investimentos na produção local de veículos eletrificados.

"Ao alterar de surpresa as regras do jogo, o governo federal viola a segurança jurídica, sabota a previsibilidade regulatória e penaliza toda a cadeia automotiva brasileira", afirmou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

A discussão ocorre em meio aos esforços de montadoras para ampliar a produção nacional de veículos eletrificados.

Enquanto o governo defende a manutenção do cronograma de recomposição tarifária, a indústria argumenta que a abertura de novas cotas de importação pode reduzir a competitividade dos investimentos realizados no país e afetar a geração de empregos e o desenvolvimento da cadeia automotiva local.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/fiesp-critica-governo-sobre-beneficio-para-importacao-de-veiculos-eletricos/