O debate sobre os possíveis adversários do Brasil no mata-mata da Copa do Mundo ganhou força entre os comentaristas. A principal discussão era se a Seleção Brasileira deve ser considerada favorita diante de Holanda ou Japão, equipes que podem cruzar o caminho do time de Carlo Ancelotti na fase eliminatória.

As opiniões ficaram divididas. De um lado, o peso histórico da camisa brasileira aparece como um fator decisivo para colocar o Brasil à frente. Do outro, há quem defenda que o momento atual das seleções adversárias exige cautela e atenção redobrada.

Peso da camisa x momento atual

Michel Bastos destacou que a tradição brasileira ainda tem grande impacto em uma Copa do Mundo. Para ele, enfrentar o Brasil em um mata-mata representa um desafio por si só.

Recomendamos para você

“Pela camisa, eu acho que você encontrar uma seleção brasileira no mata-mata é algo a se respeitar”, afirmou.

O comentarista, porém, ponderou que Japão e Holanda chegam ao confronto com credenciais importantes. A equipe holandesa chamou atenção ao vencer a Suécia por 5 a 0, enquanto os japoneses também mostraram força ofensiva ao marcar quatro gols contra a Tunísia.

Na avaliação de Michel, o Brasil ainda teve poucos testes de alto nível na fase de grupos, o que dificulta uma análise definitiva sobre o real estágio da equipe.

Eliminado pelo Japão seria “vexame”, avalia comentarista

Raul adotou um tom mais forte ao falar sobre um possível duelo contra os japoneses. Para ele, uma eliminação para o Japão representaria um grande impacto para o futebol brasileiro.

“O dia que o Brasil for eliminado pelo Japão numa Copa do Mundo, aí é para recomeçar o futebol brasileiro”, declarou.

Ele reconheceu a evolução da seleção japonesa, principalmente pela disciplina tática e pela velocidade, mas avaliou que uma queda para os asiáticos seria uma marca negativa na história da Seleção. Sobre a Holanda, o comentarista admitiu um cenário mais equilibrado, lembrando que os europeus já eliminaram o Brasil em Copas anteriores.

Organização japonesa preocupa

Natália levou o debate para o campo tático e afirmou que, entre os possíveis adversários, a Holanda chega como a equipe mais preparada. Ainda assim, ela evitou colocar o Brasil como favorito contra qualquer uma das duas seleções.

“A seleção do Japão é um time muito organizado, é um time de um trabalho longevo do seu treinador, já são oito anos no comando”, analisou.

Ela destacou que o sistema japonês, com três defensores e forte presença pelos lados do campo, pode criar dificuldades para o Brasil, especialmente pela necessidade de atenção defensiva dos laterais e dos atacantes.

Outro comentarista reforçou a preocupação com a organização japonesa e afirmou que equipes sul-americanas costumam sofrer contra adversários com estrutura tática muito bem definida.

Segundo ele, a disciplina do Japão pode “embaralhar” seleções acostumadas a decidir partidas pelo talento individual. Já sobre a Holanda, apontou o espírito coletivo como um dos principais obstáculos para o Brasil em um possível confronto.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/copa-do-mundo/brasil-e-favorito-contra-japao-ou-holanda-debate-divide-comentaristas/