O centro de detenção de imigrantes conhecido como “Alcatraz dos Jacarés”, nos Estados Unidos, foi fechado após menos de um ano de funcionamento. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pelo governador da Flórida, Ron DeSantis.

Durante uma visita às instalações, ao lado do responsável pela política de fronteiras da Casa Branca e outros funcionários, DeSantis afirmou que não havia mais detentos no local. Ele disse ainda que a unidade cumpriu a função emergencial para a qual foi construída.

“‘Alligator Alcatraz’ cumpriu seu propósito”, disse DeSantis. Segundo ele, a estrutura permitiu a expulsão de “muitas pessoas perigosas” do país.

A unidade foi construída em uma pista de pouso praticamente desativada, em área de pântanos na Flórida. A operação começou em julho de 2025.

O centro foi usado como apoio ao plano de deportações em massa do governo de Donald Trump. Em visita ao local, o presidente norte-americano disse em tom de piada que os jacarés da região funcionariam como uma espécie de segurança natural.

O nome “Alcatraz dos Jacarés” faz referência à antiga prisão de Alcatraz, localizada na região da baía de São Francisco. O custo da instalação foi alvo de debate. A estimativa é de que tenha superado US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões).

Segundo autoridades, os últimos detentos foram transferidos para outras unidades ou deportados. A imprensa dos Estados Unidos informou que o desmonte total da estrutura já foi iniciado. O centro é tratado por autoridades como um modelo para outros estados.



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/25/alcatraz-dos-jacares-fecha-as-portas-nos-eua.ghtml